Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de julho de 2016

DESAFIOS PROFISSIONAIS E A SAÚDE DO TRABALHADOR

SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL


O AMBIENTE CORPORATIVO E O PERFIL PROFISSIONAL
O ambiente corporativo do século XXI é caracterizado pela alta competitividade, conhecimento em vastas áreas, elevadas jornadas de trabalho, desenvolvimento do trabalho em equipes, resolução de conflitos em curto prazo e consequente desgaste da saúde do trabalhador. O clima cada vez mais estressante nos levam a fazer algumas perguntas, tais como: Você sente dores localizadas? Como está a sua memória? Você tem alterações no sono? Como está o seu humor no dia a dia? Então pode estar com um esgotamento profissional.

PRINCIPAIS FATORES
A forte pressão para atingir metas, falta de tempo livre para o lazer e para a família, excesso de reclamações por clientes e colaboradores, assédio moral, bullyng corporativo, falta de reconhecimento e feedback. são fatores propulsores para desencadear o problema. 

PESQUISA
Três em cada 10 pessoas que fazem parte da população economicamente ativa do Brasil sofrem com a síndrome de burnout. Segundo a ISMA Brasil, as características mais comuns são o esgotamento mental que desencadeia vários sintomas como dores localizadas, perda de memória, alterações no sono e no humor, queda na capacidade de manter o foco e a concentração, baixa autoestima, irritabilidade e absenteísmo.

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES
É necessário a prática de exercícios físicos, organizar a vida profissional e pessoal, buscar o relacionamento com as pessoas além do ambiente laboral, orientação médica, palestras e treinamentos especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário